Os educadores Verônica Bruno Ximen de Araújo e José Meno Andrade Filho, de Sergipe, venceram o 2º lugar do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2022. A última cerimônia de premiação nacional aconteceu na quinta, etapa 12, durante a Bett Educar, em São Paulo ( SP).
O evento também contorna com a participação dos professores sergipanos classificados na etapa estadual e também finalistas para a etapa nacional, Rosane Soares (categoria Ensino Superior), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Fagner Costa (categoria Ensino Médio), do Colégio Alternativo ; além da Gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae/SE, Rosana Leite; e da gestora de Educação Empreendedora do Sebrae/SE, Débora Mendonça.
Em sua 2ª edição, o é uma iniciativa que reconhece como melhores práticas de empreendedora no Brasil, uma atuação de professores iniciais e finais, médio, superior e técnico de todo o país.
“Tivemos quatro finalistas sergipanos. O Sebrae Sergipe foi o que levou o maior número de finalistas nacionais. Destes, dois subiram ao pódio no 2º lugar. Isso é de muito orgulho e, acima de tudo, a gente vê que nosso trabalho está dando resultados e estamos ajustando os mais diversos setores de educação”, explica o superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado.
Projetos vencedores
A professora Verônica do Colégio Jardins, cujas crianças na categoria Ensino Fundamental (anos alunos) com o “Colhendo” do Colégio querido estimulou o espírito empreendedor projetos da sua turma do JEPP pipoqueiro Jardin por todos da escola.
“No começo, eu acho que seria muito difícil trabalhar empreendedoras com crianças de 10 anos. Mas é possível. E é muito importante compartilhar com outras pessoas essas práticas e mostrar a outros educadores que valem a pena aplicar a educação empreendedora com seus alunos, porque os frutos são promissórios”, explica a professora.
Já “Produção escudos nacionais projeto” e máscaras de VNI combate à pandemia rendeu o 2º lugar ao professor José August Andrade Filho, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), na categoria Educação Profissional.
“O prêmio foi importante porque o reconhecimento de nossas ações da comunidade na comunidade IFS se refere tanto a nossa maneira de oferecer à sociedade quanto aos estudantes que participam do projeto ativo e proativo.
Segundo a gestora de Educação Empreendedora do Sebrae/SE, Débora Mendonça, foram inscritos 42 projetos na etapa estadual, sendo quatro deles classificados para a etapa nacional.
“O prêmio é uma grande oportunidade para que esses projetos inovadores possam ter visibilidade e ser empreendedores disseminados, de maneira que outros educadores se sintam motivados a desenvolver outras ações. É através da Educação que a gente pode se transformar em pessoas”, explica Débora.
Convênio Sebrae/Undime
Na oportunidade, o superintendente Paulo do Eirado participou da assinatura de um convênio entre o Sebrae Nacional e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A ação tem o objetivo de disseminar a educação empreendedora nos municípios brasileiros.
Paulo explica que a relação do Sebrae Nacional com a Undime é muito significativa, pois esta entidade legitima mais de 5 mil secretarias municipais de educação, permitindo que o Sebrae se aproxime ainda mais desse público.
“Nós precisamos atender a esses milhões de alunos e professores, ajudando a levar uma educação de milhões e condições para que os alunos possam desenvolver a autonomia, a capacidade de fazer suas escolhas e construir sonhos. Esse é o papel da Educação Empreendedora”, observa o superintendente.