Os gestores de Campo do Brito, Itabaianinha, Moita Bonita, Amparo de São Francisco, Indiaroba e Barra dos Coqueiros foram os grandes vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 13, na sede do Sebrae/SE.
A iniciativa tem o objetivo de reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Este ano foram inscritas 35 propostas, representando 25 municípios. Destas, 30 foram classificadas e avaliadas por uma comissão formada por analistas do Sebrae, docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), representantes do Conselho Regional de Administração (CRA), Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), jornalistas e credenciados do Sebrae.
O Prêmio conta com oito categorias: Sala do Empreendedor, Desburocratização Empreendedorismo na escola, Governança regional e cooperação intermunicipal, Compras governamentais, Marketing territorial e setores econômicos, Inovação e sustentabilidade e Cidade empreendedora. Destas, apenas a categoria desburocratização não teve projetos classificados.
Nas categorias “Marketing Territorial” e “Empreendedorismo na escola”, o título ficou com o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza. Já na categoria “Cidade Empreendedora”, a premiação foi para Danilo Alves de Carvalho, do município de Itabaianinha.
Os prefeitos Vagner Costa (Moita Bonita), Franklin Cardoso, (Amparo do São Francisco), Alberto Jorge (Barra dos Coqueiros) e Adinaldo do Nascimento (Indiaroba) conquistaram as categorias “Compras Governamentais”, “Governança Regional”, “Sala do Empreendedor” e “Inovação e Sustentabilidade”, respectivamente.
“É o momento de reconhecermos o esforço e o trabalho desses gestores e ao mesmo tempo descobrirmos projetos que são extremamente valiosos. Queremos que essas propostas possam servir de exemplo para que outros municípios venham a adotá-las. Essa é a grande finalidade do prêmio, fazer com que aqueles que estão com as melhores práticas venham difundir seu modelo de gestão e ajudar outros municípios ”, destaca o superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado.
Foco nos pequenos negócios
Os projetos têm como foco pequenos negócios formais ou em processo de formalização (microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos e produtores rurais), individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais.
Os vencedores das sete categorias representarão o estado na etapa nacional do Prêmio, que será realizada em Brasília no dia 28 de junho.
“É muito bom poder participar de um prêmio como esse e ter o seu trabalho reconhecido. O nosso esforço é para fomentar o pequeno negócio, estimular a geração de emprego e aumentar a circulação de recursos dentro do nosso município. O empreendedorismo é um instrumento muito forte para a libertação do cidadão, pois a partir do momento em que o empreendedor presta um serviço ou comercializa um produto, ele torna o mundo melhor e dá a sua contribuição para a sociedade”, ressalta o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza, vencedor das categorias “Marketing Territorial” e “Empreendedorismo na escola”.
O Prefeito Empreendedor é realizado desde 2001 e busca valorizar gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos seus municípios.
Confira a relação completa dos vencedores:
Categoria Marketing Territorial
1º lugar –Campo do Brito– prefeito Marcell Souza
2º lugar – São Cristóvão – prefeito Marcos Santana
3º lugar – Nossa Senhora da Glória – prefeita Luana Michelle de Oliveira
Categoria Cidade Empreendedora
1º lugar – Itabaianinha – prefeito Danilo Alves de Carvalho
2º lugar – São Cristóvão – prefeito Marcos Santana
3º lugar – Indiaroba – prefeito Adinaldo do Nascimento
Categoria Inovação e Sustentabilidade:
1º lugar – Indiaroba – prefeito Adinaldo do Nascimento
2º lugar – Cristinápolis – prefeito Sandro de Jesus dos Santos
3º lugar – Umbaúba – prefeito Humberto Santos Costa
Categoria Compras Governamentais:
1º lugar – Moita Bonita – prefeito Vagner Costa da Cunha
2º lugar – Divina Pastora – prefeita Maria Clara Rollemberg
Categoria Sala do Empreendedor
1º lugar – Barra dos Coqueiros – prefeito Alberto Jorge Santos Macedo
2º lugar – Nossa Senhora das Dores – prefeito Luiz Mario Pereira de Santana
Categoria Empreendedorismo na escola
1º lugar – Campo do Brito – prefeito Marcell Souza
Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal
1º lugar – Amparo de São Francisco – prefeito Franklin Ramires Freire Cardoso