O Conselho Regional de Administração de Sergipe realiza nos dias 8 e 9 de março, no auditório do Sebrae, o Workshop de Gestão Pública, abordando o Índice de Governança Municipal (IGM).
O evento é realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e conta com o apoio técnico/institucional do Tribunal de Conta do Estado de Sergipe (TCE-SE), Fecomércio e da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com o Sebrae Sergipe.
O workshop foi dividido em duas datas, sendo o primeiro dia para capacitação de administradores registrados e ativos no IGM/CFA (Índice de Governança Municipal) e, =no segundo dia, pela manhã, apresentação técnica e de sensibilização dos gestores parceiros no tema Governança, a exemplo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM do TCE).
Na quarta-feira, 9, o público-alvo é formado por prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos ligados ao tema de gestão e governança pública.
Apresentação
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.
Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.
Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.
Para quem serve o índice
Gestores municipais – O Índice pode ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região.
Cidadãos – Com acesso à informação, estimula-se a participação social, contribuindo ainda para maior integração do governo com a sociedade.
Setor privado – Pode orientar o setor em suas ações voltadas para o desenvolvimento, incluindo alocação de recursos e público-alvo de suas atividades.
Pesquisadores – Com dados abertos, possibilita diversos tipos de análises sobre os municípios, estados e regiões brasileiras, sendo possível identificar exemplos de boas práticas e os principais desafios enfrentados.
-