ASN SE
Compartilhe

Evento no Senado mostra arte e gastronomia do Nordeste

Sergipe marcou presença com o Chef Timóteo e seus pratos a base de cactos.
Por Redação
ASN SE
Compartilhe

A Comissão de Relações Exteriores (CRE), do Senado Federal, promoveu de 26 a 28 de outubro, o ciclo de debates “A internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional” – Região Nordeste, colocando em destaque o potencial turístico da culinária nordestina, além de ressaltar a importância do Sebrae e do Senac na capacitação de profissionais da gastronomia e, em consequentemente no fomento ao empreendedorismo e na geração de empregos na região. O evento iniciou na terça-feira, dia 26, no Espaço Ivandro Cunha Lima, do Senado Federal, onde foi aberta a Exposição Cultural da Região Nordeste, com a presença de diversos embaixadores, diretores e colaboradores do Sebrae de todo o Brasil. Na quinta-feira, dia 28, além da audiência pública e debate, foi servido um almoço, com cardápio temático, no Restaurante dos Senadores, coordenado pelo Senac.

Segundo a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da CRE, o objetivo da Comissão é vender as atrações das regiões brasileiras no exterior, para aumentar o número de turistas estrangeiros que vêm todos os anos ao país. “Nós queremos levar as regiões para as embaixadas do Brasil, com a nossa cultura, com a nossa gastronomia, com o nosso artesanato, com a economia criativa. Pretendemos fazer eventos pequenos, não para a multidão, mas eventos muito focados nos operadores de turismo, nas principais agências da Europa e na imprensa especializada, que são formadores de opinião e elaboram os roteiros de turismo internacional para eles lá”, explicou a senadora.

Os chefs de cozinha Cumpade João, da Paraíba, e César Santos, de Pernambuco, apresentaram o trabalho que vem sendo feito no Nordeste para a promoção da culinária local. Todos os palestrantes ressaltaram a importância do Sistema S, em particular do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na capacitação de empreendedores e profissionais no setor da gastronomia.

César Santos se emocionou ao falar de um projeto em Aliança (PE), do qual seu instituto faz parte, que transformou a vida de famílias do interior de seu estado, com uma cooperativa de produção e comercialização de agricultura familiar.
“As mulheres da roça plantavam e não sabiam o que fazer com seus alimentos. O nosso projeto chegou e mudou totalmente a cabeça dessas mulheres. Elas começaram a produzir doces, bolos, tortas, bolachas, biscoitos e estão felizes, porque estão recebendo vários convites. Essas mulheres estão descobrindo que são importantes para a economia do nosso país”, comentou o Chef César.

O diretor-técnico do Sebrae/SE, Brenno Barreto, participou do evento e elogiou a iniciativa da CRE, destacando a importância da parceria com o Senado e com a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais, a ABASE. “Dentro desse evento, há vários pontos a destacar, desde o impulsionamento que o turismo necessita, e aí traz consigo a gastronomia e, claro, a economia criativa, até a busca pela internacionalização desses produtos e serviços. E o Sebrae, tem trabalhado muito com esses segmentos, buscando qualificar e preparar os pequenos negócios para esse crescimento”, disse Brenno.

Para o Diretor-Administrativo do Sebrae/SE, Eduardo Prado Junior, um evento como esse mostra a importância do Sebrae no fomento ao turismo empreendedor. “A senadora Kátia Abreu foi muito feliz quando destacou a importância do Sebrae e mais ainda do Sistema S como um todo. O Sebrae é isso, é o trabalho dia-a-dia para fortalecer o empreendedorismo, o turismo, a gastronomia, a economia criativa e os mais diversos setores”, completou.

Cacto, Pão e Camarão

Com pratos que possuem uma identidade 100% sergipana e ingredientes que fazem parte da história de todo sergipano, Timóteo Domingos, nascido em Santana do Ipanema-AL e radicado em Canindé do rio São Francisco, produz as mais inusitadas receitas com um toque gourmet único. O Cacto da Babosa é seu ingrediente principal e o Chef descobriu ainda criança. “Provei um dia e percebi que não tinha muita diferença das coisas que a gente come normalmente”, afirmou.

O Rei do Cacto, como é conhecido, participou do Ciclo e foi destaque dentre os participantes com os pratos “Camarão ao palmatório”, Pão doce de cacto e a especial Geleia de abacaxi com pimenta rosa. Sucesso entre os participantes, os pratos à base de cactos foram bastante elogiados. “O potencial nutritivo é absurdo. Proteína, Carboidrato, ferro…É fantástico”, completou.

O estande de Sergipe foi uns mais visitados, provocando a curiosidade nos participantes, que queriam saber mais detalhes do uso daquele ingrediente. Lara Andrade, Analista do Sebrae/Sergipe, disse que “As pessoas vieram correndo para provar esse prato que ficou famoso durante o evento. Nós trouxemos o Chef Timóteo que vai muito além de criar pratos deliciosos. Ele é um incentivador da cultura local, do sertão, da caatinga e da diversidade existente naquela região”, disse Lara. Já o Gerente da Unidade de Suporte a Negócios do Sebrae/Sergipe, Abelardo Monteiro, destacou que “é incrível como temos tanta riqueza cultural e gastronômica em Sergipe. O Sebrae fica muito honrado em participar de tão importante evento”.