Gestores públicos da capital e do interior sergipano estiveram reunidos para o lançamento da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
Essa 11ª edição contará com 08 categorias para premiação: desburocratização; sala do empreendedor; empreendedorismo na escola; governança regional e cooperação intermunicipal; compras governamentais; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; além de cidades empreendedoras. O evento é dividido por etapas estadual e nacional.
“Se os pequenos negócios se fortalecem dentro dos municípios, há uma melhoria nas condições econômicas, de renda, da ocupação e isso diminui, inclusive, a pressão social sobre a própria prefeitura. O Sebrae é um órgão auxiliar nesse trabalho para se somar ao projeto da gestão pública e trazer melhorias aos municípios”, explica o superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho.
Inscrições
Os municípios podem inscrever um projeto por categoria ou um único projeto, que seja mais abrangente, em duas categorias. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de janeiro de 2022 no site do Prêmio: www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.
Segundo a gestora de Ambiente de Negócios do Sebrae/SE, Marianita Mendonça, serão promovidos encontros virtuais e presenciais para auxiliar os gestores a desenvolverem projetos objetivos e coerentes com as categorias. “Todos os municípios que aderirem ao projeto vão ter, no mínimo, duas horas de consultoria individual para que o projeto seja habilitado no sistema”, explica.
“Nosso país jamais será grande, se seus municípios não forem prósperos, ricos e produtivos. O Sebrae tem um papel importante nessa articulação com os poderes municipais visando objetivamente fomentar o desenvolvimento. Muito importante que os prefeitos entendam que a economia do seu município, reflete o bem-estar do seu povo, de acordo com o apoio que ele dá ao micro e pequeno empreendedor”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SE, Marco Pinheiro.
A solenidade de lançamento na última sexta, 15/10, também contou com a presença do Diretor Técnico do Sebrae/SE, Brenno Barreto; do Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae/SE, Eduardo Prado de Oliveira Júnior; do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; presidente do Sistema Fecomércio em Sergipe, Deputado Federal Láercio Oliveira; dentre outros.
Última edição
Na sua última edição, em 2019, sete gestores públicos municipais representaram Sergipe na etapa nacional do Prêmio, em Brasília. Os prefeitos de Itabaianinha, Campo do Brito, Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Cristinápolis, Amparo de São Francisco e Tobias Barreto foram os escolhidos por terem vencido a etapa estadual da disputa.
Em Campo do Brito, o projeto finalista teve como foco o estímulo aos produtores rurais. Em Itabaianinha, o destaque foi para a elaboração de projetos de lei que contribuem para desenvolvimento dos pequenos negócios. Já em Umbaúba o reconhecimento veio por conta do projeto de inovação e sustentabilidade promovido junto aos produtores rurais.
Na cidade de Nossa Senhora das Dores o destaque foi para o projeto de compras governamentais, enquanto que em Amparo do São Francisco foram valorizadas as políticas de cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico.
Em Tobias Barreto, por sua vez, o destaque ficou para as ações de desburocratização e implementação da RedeSimples. Já em Cristinápolis foi valorizado o trabalho de inclusão produtiva e apoio ao MEI.
“O Sebrae é uma casa de renovação, onde os prefeitos podem buscar todo auxílio que precisam para tornar seu município melhor e transformar a vida das pessoas. Com certeza, esse prêmio irá impulsionar o governo municipal de forma significativa”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio em Sergipe, Deputado Federal Láercio Oliveira.