A ideia de criar novos produtos surgiu a partir de um trabalho realizado pelo Sebrae, representantes do poder público, instituições de ensino, empresários e profissionais do turismo buscando avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 sobre essa cadeia produtiva, uma das mais prejudicadas nos últimos meses pela queda na circulação de pessoas.
Diante de uma análise sobre o novo comportamento dos turistas, que têm fugido de aglomerações e buscado opções que valorizem a experiência e a vivência com o público local, foi promovida entre os meses de junho e setembro uma capacitação para 40 profissionais do setor com a meta de viabilizar propostas que contemplassem essas exigências.
Ao longo dos quatro meses os empreendedores tiveram a oportunidade de aprimorar competências (capacidades, habilidades e atitudes) para inovar, recuperar e sustentar negócios em um novo contexto pós-pandemia.
O resultado desse trabalho foi o lançamento dos dez novos roteiros: “Rota da Serra”, “Rota do Imperador”, “Herança Quilombola em Laranjeiras”, “Sertão, Ser tão, Sertões”, “Sergipe Original”, “Georoteiro Laranjeiras”, “Beleza e Vivências da Ilha Mem de Sá”, “Caminhos Estancianos”, “Caminho das Águas” e “Encantos de Pirambu”.
“A pandemia trouxe desafios para a cadeia do turismo e é preciso adaptar-se ao novo cenário. O comportamento do turista mudou e aqueles que não acompanharem essa realidade vão perder espaço no mercado. Precisamos apresentar produtos competitivos, que transmitam segurança aos visitantes e valorizem a experiência deles com o público local”, explica a analista técnica do Sebrae, Bianca de Faria.
Concurso
Além da capacitação, os profissionais que participaram da criação dos roteiros participaram de um concurso para avaliação das propostas mais inovadoras. A comissão julgadora das propostas foi composta por representantes do Ministério do Turismo, colaboradores do Sebrae Nacional e de unidades do Sebrae em Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba, Secretaria de Estado do Turismo, Associação Brasileira de Agentes de Viagens Seccional Sergipe (ABAV/SE) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE).
Foram selecionados os roteiros “Sertão, Ser tão, Sertões” e “Sergipe Original” e os responsáveis pela sua elaboração foram premiados com uma visita técnica a um destino turístico referência.