O Natal Iluminado, projeto da Fecomércio/SE em parceria com o Sebrae, registrou durante os 38 dias de realização mais de 180 mil visitantes. Em sua terceira edição, o evento foi responsável por dar um novo cenário à Fausto Cardoso, oferecendo ao público uma vasta programação cultural em um ambiente totalmente decorado com a temática natalina.
Para ratificar e comprovar a eficácia do projeto, a Fecomércio/SE apresentou durante a reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae os números referentes ao impacto causado pelo projeto na rotina do centro comercial da cidade, além do aumento do faturamento, novas contratações e crescimento dos pequenos negócios, razão pela qual o Sebrae esteve presente como correalizador.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) em parceria com o Instituto França de Pesquisas junto a 493 empresários. O levantamento constatou que o Natal Iluminado contribuiu para a melhoria do funcionamento dos pequenos negócios na região.
Para 75,3% dos entrevistados, as vendas foram iguais ou superiores ao registrado no mesmo período de 2018. Ainda segundo o levantamento, 80,2% dos empresários relataram que o evento teve influência direta para o alcance desses resultados.
Um outro dado que merece destaque é a abertura de novos postos de trabalho durante o período de realização do Natal Iluminado. Quase 50% dos entrevistados indicaram a criação de empregos nos meses de novembro e dezembro. Em 83,3% dos estabelecimentos foram abertas até cinco novas vagas.
Mais uma prova de que o evento agradou os comerciantes é que para 91,8% deles o Natal Iluminado deve continuar em 2020 e nos anos seguintes. Esses resultados, de acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marco Pinheiro, sinalizam o sucesso da parceria.
“ Isso mostra o quanto é importante a união entre as instituições para realizar projetos que tragam benefícios aos empresários e à sociedade. Ficamos felizes ao perceber que todo esse trabalho trouxe resultados concretos”.