O Sebrae vai desenvolver um programa para estimular o desenvolvimento econômico sustentável do Baixo São Francisco Sergipano e que pode servir de base para a implementação de políticas públicas com o objetivo de melhorar os indicadores sociais dos municípios.
O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional foi apresentado à sociedade nesta segunda-feira, 27, em Propriá, e tem como foco estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, contribuindo assim para o surgimento de novos empreendedores e fortalecimento daqueles que atuam na região.
A ideia é movimentar diferentes setores da economia local, buscando aumentar a circulação de recursos dentro das próprias cidades e estimular a geração de empregos. A ação será desenvolvida nos municípios de Propriá, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Amparo de São Francisco, Telha, Cedro de São João, Muribeca, São Francisco, Santana de São Francisco, Malhada dos Bois, Japoatã, Ilha das Flores, Pacatuba, Neópolis e Brejo Grande.
Em cada uma dessas cidades serão selecionados representantes dos poderes municipais, estaduais e federais, empresários e de entidades do terceiro setor, os chamados líderes. Eles participarão de encontros mensais com pautas específicas, abordando questões que vão desde a construção da coesão e identidade do grupo ao desenvolvimento da liderança empreendedora e oportunidades de articulação e negociação.
“Não queremos trazer aqui um modelo pronto e implementá-lo em todos os municípios. A proposta do programa é dar ao cidadão a oportunidade de ser protagonista no processo de desenvolvimento da região onde ele habita. Eles terão o papel de identificar as necessidades e potencialidades do Baixo São Francisco e construir parcerias que os ajudem a colocar em prática as ações mais adequadas”, explica a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marianita Mendonça.
Plano de desenvolvimento
Durante as reuniões eles também terão a responsabilidade de debater os problemas e discutir suas possíveis soluções, sempre levando em conta as particularidades e potencialidades desses locais. Ao final serão selecionadas ações que serão consideradas prioritárias, que passarão a compor um plano de desenvolvimento sustentável dos municípios.
Esse modelo de gestão foi elogiado pelos gestores públicos. “As ações que poderão ser criadas serão fundamentais para definirmos qual o modelo de desenvolvimento queremos deixar para as gerações futuras”, explica o prefeito Valberto Lima.
Para o prefeito de Amparo de São Francisco, Franklin Cardoso, o programa é importante porque amplia a participação da sociedade na construção de propostas que beneficiem a região. “A responsabilidade agora não é apenas do gestor público. Teremos um grupo que poderá criar políticas que ajudem a desenvolver todos os nossos municípios”.
O lançamento oficial do programa será realizado no dia 20 de março, no Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em Propriá. No evento serão apresentadas as 55 lideranças identificadas pelo Sebrae nos 15 municípios. O primeiro encontro do grupo será realizado nos dias 21 e 22 de março, em Pacatuba.