Uma onda de histórias inspiradoras tomou conta do Sebrae Sergipe na noite desta quinta, 31, com a revelação das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023. Foram premiadas nove empreendedoras sergipanas nas categorias Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios.
Realizado desde 2004, o prêmio é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil. Em Sergipe, a etapa estadual recebeu 68 inscrições de empreendedoras da capital e do interior, que decidiram contar suas jornadas e desafios no ambiente dos negócios.
Segundo a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, o prêmio é uma oportunidade para inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor. “O prêmio existe para valorizar essas mulheres que ajudam a desenvolver todo o nosso país. Essa é a forma que a gente busca inspirar outras mulheres para realizar seus sonhos e transformar suas vidas”, explica.
Tatiane Santos Costa ficou em 1º lugar na categoria Microempreendedora Individual. Ela está à frente do “Negra Luz”, um espaço de afro empreendedorismo colaborativo, em Aracaju. “É muita felicidade. São 12 anos adubando e regando diariamente meu chão. Eu já estava na expectativa e me inscrevi nesse prêmio querendo ganhar. Para mim, essa vitória foi importantíssima”, relata.
Próximos passos
As nove vencedoras dessa etapa estadual ainda seguem para a etapa regional (Nordeste), que será eliminatória, e finalmente para a fase nacional. A premiação nacional acontecerá em novembro de 2023.
Mariana Araújo, gestora do projeto de empreendedorismo feminino, explica que todas as ações do Sebrae voltadas ao público feminino são grandes oportunidades para darem voz às empreendedoras.
“A nossa história e aquilo que a gente vai galgando ao longo da nossa jornada empreendedora, acabam estimulando outras mulheres a empreender, como uma forma de liberdade econômica e também emocional. Premiar sergipanas que acreditaram no prêmio e que contaram suas histórias, é mostrar para a sociedade que através do empreendedorismo a gente pode transformar”, relata.
Confira as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023:
Categoria Microempreendedora Individual
1º lugar – Tatiane Santos Costa
2º lugar – Valeria Maria Santos Passos
3º lugar – Monyque Evelyn Santos de Jesus
Categoria Pequenos Negócios
1º lugar – Amilly Ribeiro Amorim
2º lugar – Lilian Andrade Nascimento Silva
3º lugar – Eliane Maria de Santana Silva
Categoria Produtora Rural
1º lugar – Anna Caroline Nogueira da Fonseca
2º lugar – Ana Celma Góis
3º lugar – Jayne Carla dos Santos Silva