Os diretores do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola e Brenno Barreto, se reuniram com o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), César Santana, para um diálogo sobre as parcerias entre as instituições, especialmente, no que diz respeito ao Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe). Participaram da reunião, realizada nesta quarta-feira, 28, técnicos do Sebrae e do BNB.
Como parte do programa Acredita, desenvolvido pelo Governo Federal, o Fampe concede crédito para reforço do capital de giro destinado às micro e pequenas empresas (MPE). O Sebrae funciona como um prestador de garantia ao banco financiador, além de oferecer suas soluções na orientação dos empreendedores.
Durante o encontro, a superintendente Priscila Felizola, apresentou alguns programas do Sebrae ao BNB e ressaltou a importância da instituição para o acesso ao crédito, ao funcionar como um avalista do pequeno negócio. Também foi destaque a dificuldade enfrentada pelas mulheres na hora de conseguir crédito.
“A reunião de hoje foi muto importante pois, além do Fampe, tratamos de outras linhas de crédito, principalmente as destinadas para a mulher, porque sabemos que as mulheres têm dificuldade para conseguirem aval. Ainda que esteja provado que as mulheres são melhores pagadoras e mais escolarizadas, os seus negócios não prosperam porque não têm apoio financeiro. Trabalhamos com programas, consultorias e palestras para este público e queremos que o BNB seja um parceiro nosso também nessa direção”, explicou Priscila.
Para o superintendente do Banco do Nordeste, essa parceria é primordial para o atendimento às necessidades dos micro e pequenos negócios. “O Sebrae é um parceiro de primeira linha, é a entidade mais importante de apoio à MPE e o BNB é um parceiro dos pequenos negócios. Esse fundo garantidor, conveniado com o Sebrae, vem atender a uma demanda dos pequenos empresários, pois muitos deles procuram o Banco querendo empreender e havia limitação com a questão da garantia. Ficamos muito felizes em vermos esse convênio sendo implantado no estado”, afirmou.
Fampe e Acredita
O Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa faz parte do programa Acredita, lançado este ano pelo Governo Federal. Este programa ainda conta com o Desenrola para pequenas empresas e linhas de crédito destinadas aos MPEs e Microempreendedores Individuais (MEI).
Por meio do Acredita, o Sebrae realizou um repasse de R$30 bilhões para aumentar as operações de crédito das instituições financeiras. E, além disso, atende o empreendedor na fase de pré-crédito, por meio de orientações técnicas em consultorias gratuitas, e pós-crédito, para os clientes que já conseguiram acesso ao Fampe e precisam de auxílio para melhor uso do recurso.