ASN SE Atualização
Compartilhe

Sebrae apresenta investimentos e oportunidades para o setor de petróleo e gás em Sergipe

Tema foi destaque na 2ª edição do Café com Energia 2025, realizada em Aracaju.
Por Victor Hugo Oliveira
ASN SE Atualização
Compartilhe

O Sebrae Sergipe promoveu, nesta quarta-feira (21), a 2ª edição do Café com Energia, em Aracaju. O evento reuniu importantes nomes do setor de petróleo, gás natural e energias renováveis para debater oportunidades, desafios e perspectivas de desenvolvimento para Sergipe.

Realizado em parceria com a PENSE – Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energias de Sergipe, o encontro atraiu empresários, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas com o objetivo de discutir temas estratégicos e impulsionar a qualificação dos pequenos negócios locais.

“Esse encontro é um espaço estratégico para fortalecer a cadeia produtiva sergipana, promover a integração entre empresas de diferentes portes e estimular a inovação e a competitividade das micro e pequenas empresas”, destacou Brenno Barreto, diretor técnico do Sebrae Sergipe.

Oportunidades para empreender

A programação contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Petrobras e de especialistas do Sebrae/SE, que abordaram o cenário energético atual e as oportunidades de negócios para empreendedores e fornecedores locais.

Entre os destaques, esteve a apresentação do Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras, e o Repetro, um regime aduaneiro especial que proporciona isenções tributárias para bens importados utilizados na exploração e produção de petróleo e gás.

“O Repetro representa uma desoneração significativa para a cadeia produtiva, fortalecendo a competitividade das empresas sergipanas”, explicou Léa Cristina, analista de competitividade do Sebrae/SE.

O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, reforçou o cenário promissor do setor em Sergipe. “Temos pela frente o projeto Sergipe Águas Profundas e o processo de descomissionamento de plataformas que, certamente, abrirão diversas oportunidades para as empresas do nosso estado”, afirmou.