ASN SE
Compartilhe

Sergipe recebe prefeitos de
Minas Gerais e Tocantins para conhecer boas práticas do Cidade Empreendedora

Vinte prefeituras enviaram seus representantes para aprofundamento nos cases de Indiaroba, Canindé, Moite Bonita e Boquim
Por Yasmin Déda
ASN SE
Compartilhe

O Sebrae Sergipe recebe uma missão técnica formada por gestores públicos e representantes de municípios de Minas Gerais e do Tocantins, com início no domingo (30/11) e encerramento na quarta-feira, (3/12). O objetivo é conhecer de perto as boas práticas de gestão municipal desenvolvidas em Sergipe por meio do Projeto Cidade Empreendedora, programa de fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios.

Ao todo, 25 participantes integram a comitiva, que percorre os municípios de Canindé do São Francisco, Indiaroba, Boquim e Moita Bonita. A programação inclui visitas técnicas, apresentações e trocas de experiências sobre iniciativas que vêm transformando a gestão pública e estimulando o empreendedorismo local.

Priscila Felizola e o prefeito de Indiaroba

A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, destacou a relevância da missão e o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado.

“Acompanhar essa missão com componentes de Minas Gerais e Tocantins, que vieram conhecer as boas práticas das nossas cidades empreendedoras, é motivo de grande satisfação. Canindé, Indiaroba, Boquim e Moita Bonita mostram na prática por que o Sebrae Sergipe é um case de sucesso e referência nacional. Estamos avançando com o empreendedorismo, criando emprego, renda e novas oportunidades para a população sergipana”, afirmou.

Boas práticas apresentadas nos municípios sergipanos

Em Canindé, a comitiva conheceu as ações da Sala do Empreendedor, que recebeu o Selo Sebrae de Referência em Atendimento na categoria Diamante, além de iniciativas em licenciamento ambiental, apoio à Economia Criativa e o fortalecimento dos empreendimentos rurais organizados no Circuito dos Umbuzeiros.

Em Indiaroba, os visitantes acompanharam a apresentação do Banco Popular de Indiaroba (BPI) e da Moeda Aratu, além de conhecer os grupos produtivos do Projeto de Inclusão Socioprodutiva, como o “Mulheres Empoderadas”, do povoado Terra Caída. O prefeito Marcos Sertanejo ressaltou o impacto das iniciativas no município: “A moeda Aratu fez uma mudança radical na nossa cidade. Estamos apresentando isso aos prefeitos de Minas e Tocantins porque essa experiência impulsiona o desenvolvimento e o empreendedorismo em Indiaroba”, disse.

Anathalia apresenta sua iniciativa de Projeto de Inclusão Socioprodutiva: o grupo Mulheres Empoderadas

Em Boquim, o grupo teve acesso às ações de Licenciamento Ambiental Municipal, ao funcionamento do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro-Sul Sergipano, além dos grupos produtivos de inclusão socioprodutiva com foco em plantas ornamentais.

A missão se encerrou em Moita Bonita, onde os gestores acompanharam a estruturação das Compras Municipais voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs).

O analista técnico do Sebrae Minas, Paulo Veríssimo, reforçou a importância da troca de experiências entre diferentes realidades municipais. “Estreitar as relações entre municípios de Minas e de Sergipe é fundamental. Aqui podemos ver in loco como o desenvolvimento econômico acontece por meio de boas políticas públicas implementadas pelas administrações municipais”, afirmou.