Sergipe marcou presença na Rio Oil & Gas 2022, a maior feira da cadeia de petróleo e gás da America Latina. O evento, realizado de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, reuniu cerca de 40 mil pessoas para discutir as perspectivas e caminhos para o futuro da indústria de óleo e gás no Brasil e no mundo.
Cinco empresas sergipanas (ICT Manutenção, Inspeção e Solda, 12 Tec Solutions, Wellcon, WN Facility e Petrolab), além de técnicos do Sebrae, participaram do evento apresentando seus produtos e serviços, participando de conferências, palestras, apresentações de trabalhos e diversos debates sobre tecnologias digitais, sustentabilidade, segurança, abastecimento e gestão da indústria.
A Feira também contou com a participação de representantes de Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega e foi marcada por uma grande expectativa por parte dos empresários e entidades ligadas ao setor. Isso porque o segmento, que nos últimos anos foi um dos que mais sofreu com a crise econômica e a pandemia, aposta na retomada de investimentos mesmo diante de um cenário de queda nos preços do barril de petróleo.
Um dos focos do evento foi promover a aproximação entre empresas da cadeia de óleo e gás para a realização de negócio. Para isso o Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promoveu a realização de rodadas de negócios com a participação de 30 grandes empresas âncoras, 186 fornecedoras, envolvendo 745 reuniões. A expectativa é de geração em torno de R$ 280 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
Além disso, o Sebrae promoveu também o Demoday, onde os empreendedores apresentaram soluções tecnológicas ou produtos, em formato de pitch (apresentação sumária de três a cinco minutos), a investidores e grandes empresas. Na sequência, na Rodada de Investimentos, startups (empresas emergentes) tiveram a oportunidade de conversar com os investidores, de maneira individual, visando a captar recursos ou financiamento para o seu desenvolvimento.
“Foi uma chance para permitir que essas empresas possam conquistar novos mercados e firmar parcerias. É um momento também de trocar informações, fazer novos contatos e identificar novos negócios”, explicou Adriana Lira, analista técnica do Sebrae.