ASN SE
Compartilhe

Ensino do empreendedorismo beneficiou mais de 17 mil alunos

Ação busca disseminar cultura empreendedora junto aos estudantes sergipanos
Por Redação - Wellington Amarante
ASN SE
Compartilhe

Mais de 17 mil alunos da rede estadual de ensino foram beneficiados com a oferta de conteúdos de empreendedorismo durante o ano letivo de 2020. A ação é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) para viabilizar a implementação do componente curricular “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira” junto às escolas.

Esses estudantes fazem parte do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino médio, distribuídos em mais de 180 escolas de 49 municípios. Para viabilizar a disseminação dessas informações, foram capacitados mais de 750 professores ao longo do ano. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira durante uma reunião entre as equipes técnicas das duas instituições

A ideia de ofertar os novos conteúdos começou a ser colocada em prática em 2019, quando o Sebrae e a Seduc assinaram um termo de cooperação para garantir a inclusão do ensino do empreendedorismo na grade curricular dos estudantes, seguindo as diretrizes na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desse acordo surgiu a proposta de criar o componente curricular, tendo como foco o desenvolvimento junto aos estudantes de competências como autoconhecimento, criatividade, cooperação, comprometimento e autoconfiança.

“Conseguimos resultados surpreendentes em um ano de grandes desafios, de dificuldades em relação ao acesso ás ferramentas digitais. Isso é fruto da convergência de projetos e do empenho das equipes envolvidas. Estamos unidos para melhorar a qualidade da nossa educação e proporcionar novas oportunidades para os estudantes”, explica o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado.

Expansão

O termo de cooperação assinado entre o Sebrae e a Seduc prevê a expansão da educação empreendedora para novas instituições de ensino até 2022. “ É um imenso desafio conseguir apresentar a esses jovens aspectos mais concretos da vida social e um dos caminhos que julgamos ser mais viáveis é o ensino do empreendedorismo. Os depoimentos dos alunos nos mostram que todo esse trabalho tem surtido efeito e que estamos no caminho certo”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto.

Além da Seduc, o Sebrae também firmou com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Colégio Jardins e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime) para promover o ensino do empreendedorismo junto aos alunos dos ensinos fundamental e médio, profissional e superior.