O diretor técnico do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral, acompanhado da gestora de Economia Criativa, Júlia Vasconcelos, e do gerente de Comunicação, André Gusmão, esteve em Brasília entre os dias 22 e 26 de fevereiro em busca de recursos provenientes das emendas parlamentares para garantir o fortalecimento e a estruturação dos dez roteiros turísticos inovadores criados pelo Sebrae em 2020.
A missão visitou os gabinetes dos 11 parlamentares sergipanos para apresentar o projeto, cujo propósito é oferecer soluções integradas (capacitação, consultoria e atividades de mobilização e encontros) para micro e pequenos empresários sergipanos vinculados às cadeias produtivas do turismo e economia criativa buscando melhorar a qualidade e a comercialização de produtos associados ao turismo disponibilizados pelas comunidades locais.
Ainda em Brasília, juntou-se à missão o consultor Edmilson Suassuna para o acompanhamento e apresentação do projeto em quatro reuniões com o Ministério do Turismo (MTur). O secretário Executivo Adjunto, Higino Brito Vieira, parabenizou o Sebrae pela iniciativa e reafirmou o compromisso do MTur no apoio ao projeto, destacando a importância da inovação proposta pelos novo roteiros criados.
Já o assessor parlamentar do Mtur, Bob Santos, ressaltou que o Sebrae é “um parceiro de relevância para um Brasil empreendedor”. A reunião com a equipe da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Competitivo, chefiada pelo William França, serviu para a troca de informações importantes para o desenvolvimento do projeto e das próximas etapas de estruturação e parcerias.
Os dez roteiros
A ideia de criar novos produtos surgiu a partir de um trabalho realizado pelo Sebrae, representantes do poder público, instituições de ensino, empresários e profissionais do turismo buscando avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 sobre essa cadeia produtiva, uma das mais prejudicadas nos últimos meses pela queda na circulação de pessoas.
Diante de uma análise sobre o novo comportamento dos turistas, que têm fugido de aglomerações e buscado opções que valorizem a experiência e a vivência com o público local, foi promovida entre os meses de junho e setembro uma capacitação para 40 profissionais do setor com a meta de viabilizar propostas que contemplassem essas exigências.
Ao longo dos quatro meses os empreendedores tiveram a oportunidade de aprimorar competências (capacidades, habilidades e atitudes) para inovar, recuperar e sustentar negócios em um novo contexto pós-pandemia.
O resultado desse trabalho foi o lançamento dos dez novos roteiros: ‘Caminhos da Serra’, ‘Rota do Imperador’, ‘Rota da Serra’, ‘Herança Quilombola em Laranjeiras’, ‘Sertão, Ser tão, Sertões’, ‘Sergipe Original’, ‘Georoteiro Laranjeiras’, ‘Beleza e Vivências da Ilha Mem de Sá’, ‘Caminhos Estancianos’ e ‘Caminho das Águas.