ASN SE Atualização
Compartilhe

Sebrae promove missão técnica ao Circuito das Águas Paulista

Objetivo foi conhecer o modelo de consórcio público lá implementado para fomentar o turismo
Por Wellington Amarante
ASN SE Atualização
Compartilhe

Representantes do Sebrae, prefeitos e secretários de municípios do Sul, Centro Sul e Alto Sertão sergipano participaram de uma missão técnica ao Circuito das Águas Paulista, região composta por nove pequenas cidades e que tem no turismo a sua principal atividade econômica.

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de consórcio público lá implementado desde 2004, que ajudou alavancar o turismo regional e colaborar com o desenvolvimento econômico e social dos municípios, para analisar a viabilidade da aplicação dessa proposta em território sergipano.

A região, que abrange as cidades de Monte Alegre do Sul, Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Socorro, Lindóia, Pedreira, Serra Negra e Jaguariúna, é considerada um dos principais polos turísticos do país, recebendo anualmente cerca de 10 milhões de visitantes.

Em cada uma das nove cidades, a comitiva sergipana participou de reuniões com os gestores públicos locais para compreender o funcionamento do consórcio, o seu regimento, além das vantagens e desvantagens desse modelo. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer cases de sucesso de empresários da região, os atrativos turísticos e a diversidade da gastronomia.

O modelo de consórcios públicos têm sido uma saída para que as gestões públicas consigam viabilizar programas e ações com mais eficiência e custos menores. Isso porque em vez de se discutir ações para cada cidade, elabora-se um planejamento integrado e a gestão conjunta para toda uma região.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, o modelo é o caminho para que os pequenos municípios possam otimizar recursos públicos e encontrar as soluções mais viáveis para os problemas enfrentados no dia a dia.

“Foi possível perceber que a melhor forma de construir políticas de desenvolvimento é por meio das parcerias. Quando existe um pensamento coletivo de cooperação é mais fácil elaborar e colocar em prática as ações necessárias para permitir que essas cidades aproveitem seus atrativos e consigam se beneficiar do turismo. A ideia agora é atuar ao lado dos gestores para que possamos viabilizar a criação desse tipo de consórcio em nosso estado”.

Termo de cooperação

O primeiro passo já foi dado. Durante a missão foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Consórcio do Circuito das Águas Paulista e os gestores para promover o intercâmbio entre as cidades e apoiar a criação de novos consórcios de turismo em território sergipano.

“ A ideia é repassar a nossa experiência com esse formato. Durante todos esses anos sempre estabelecemos como princípio a colaboração coletiva. É preciso que os prefeitos se conscientizem que políticas de desenvolvimento devem ser pensadas de forma conjunta e que não sejam restritas apenas a uma gestão. Estamos prontos para ajudar os sergipanos a alcançarem resultados tão positivos como os que conseguimos aqui”, ressalta o presidente do Consórcio das Águas Paulista, Edson Rodrigo.

Entre os sergipanos a expectativa agora é pelo início das discussões em torno da criação dos consórcios. “ Saímos daqui empolgados e cheio de propostas. Sabemos que municípios pequenos não possuem os recursos necessários para melhorar a infraestrutura turística e divulgar os seus atrativos, mas conhecemos aqui um modelo que foi implementado em cidades como as nossas e que trouxe excelentes resultados. Vamos agora estimular o diálogo entre os prefeitos da nossa região para que possamos encontrar o modelo mais adequado ao nosso território”, explica o prefeito de Itabaianinha, Danilo Alves de Carvalho.

-

-

-

  • missão técnica;empreendedorismo;turismo;