ASN SE Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza Encontro de Educação para gestores com palestra de Leandro Karnal

O evento reuniu técnicos, secretários de educação e prefeitos municipais
Por Yasmin Déda
ASN SE Atualização
Compartilhe

O Sebrae Sergipe realizou, nesta segunda-feira, 26, o II Encontro da Educação que Transforma para Gestores Municipais, evento voltado à discussão dos desafios e das estratégias para o fortalecimento da educação pública, por meio da educação empreendedora, nos municípios. A programação aconteceu no Centro de Convenções AM Malls, reunindo prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas de todo o estado.

O encontro teve como objetivo apresentar resultados de 2025, compartilhar boas práticas e alinhar o planejamento das ações educacionais para 2026, reforçando a educação como eixo de transformação social e de desenvolvimento econômico. Para Brenno Barreto, diretor técnico do Sebrae Sergipe, “O Sebrae acredita que a educação é a maior ferramenta de transformação social e desenvolvimento dos territórios. Com este evento, afirmamos nosso compromisso com a educação capaz de formar cidadãos preparados para o futuro e fortalecemos a educação empreendedora como política pública”, explicou.

Diretores e colaboradores do Sebrae reunidos com gestores da Educação no lançamento do Gibi “A turma do Paulinho”

Entre os destaques da programação está a palestra do professor Leandro Karnal, além da apresentação dos resultados da Educação Empreendedora nos municípios, do portfólio de consultorias do Sebrae e do lançamento dos Gibis da Educação Empreendedora. A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, intriduziu a palestra de Karnal e, em sua fala, destacou a importância dos profissionais da educação ali presentes: “A transformação vem pela educação e vocês são os grandes protagonistas desse processo. Estamos aqui falando de autonomia, oportunidades e sonhos possíveis. De enxergar caminhos onde antes só havia limites”.

De acordo com o professor Karnal, educação é libertação. “Temos que pensar que nosso objetivo é um só, melhorar a capacidade de crítica e de leitura dos nossos alunos. Acima de tudo, a ideia de educação empreendedora é a ideia que o aluno pare de explicar por generalizações e pergunte a ele mesmo ‘como eu posso fazer?’, ‘de que forma me torno um cidadão melhor?’. Quando conseguimos dar esse protagonismo atingimos o principal objetivo de toda a educação: libertar o aluno das amarras que o impede de pensar livremente. Toda educação é a libertação destas amarras”, concluiu.

No período da tarde, os gestores participam de um workshop colaborativo voltado ao planejamento das ações de educação empreendedora para o próximo ano.

-

*matéria atualizada em 26/01/2026, às 13:35.