ASN SE Atualização
Compartilhe

Sergipe classifica dois trabalhos para a final nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

As reportagens finalistas foram vencedoras da etapa regional nas categorias texto e jornalismo universitário
Por Yasmin Déda
ASN SE Atualização
Compartilhe

Após apuração criteriosa, foram definidos os finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) e, mais uma vez, Sergipe está na lista. Este ano, o estado concorre com dois trabalhos representantes em duas categorias: texto e jornalismo universitário. A cerimônia vai acontecer no dia 28 de novembro, em Brasília.

Sergipe inscreveu um total de 47 trabalhos para o prêmio, 13 deles foram premiados na etapa estadual e seguiram para a avaliação em caráter regional. Nessa segunda etapa, venceu com a reportagem em texto de Larissa Gaudêncio, “Da economia de subsistência para o estímulo ao empreendedorismo feminino: a ascensão do aratu em Indiaroba (Portal Fan F1 / SE)” e com o trabalho “Castanha, torra e tradição (Universidade Federal de Sergipe / SE), das estudantes Ana Carolina Melo, Maria Vitória Pereira e Milânia Ribeiro.

Larissa Gaudêncio, finalista por sua reportagem sobre a economia de Indiaroba, ao receber o PSJ estadual das mãos da superintendente Priscila Felizola.

No total, 25 trabalhos do Brasil inteiro foram selecionados para a final, cinco (um de cada região) em cada uma das categorias seguintes: texto, áudio, fotojornalismo, vídeo e jornalismo universitário. Esta última é uma novidade da premiação em 2024 e, já no primeiro ano, conta com um representante sergipano. Para a gestora do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa estadual, a analista técnica Rafaela Meira, a expectativa é muito grande para que o resultado do ano passado seja superado.

“O que mais chama atenção este ano é a possibilidade de o estado ganhar dois prêmios, já que temos finalistas em duas categorias, inclusive, na estreante que é jornalismo universitário. Por sinal, nos destacamos nacionalmente como um dos estados que mais teve trabalhos inscritos na nova categoria, além de serem de uma variedade muito legal, que foi de matérias em texto a episódios de podcasts, mostrando a capacidade de jovens que ainda vão estrear no mercado de trabalho”, explicou.

Em 2023, Sergipe venceu o Grande Prêmio do PSJ Nacional, com o trabalho “Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe”, um texto de Diego Rios e Larissa Gaudêncio, esta última que está mais uma vez na final nacional.

Confira as reportagens nos links abaixo:

Da economia de subsistência para o estímulo ao empreendedorismo feminino: a ascensão do aratu em Indiaroba

Castanha, torra e tradição

-

-