ASN SE
Compartilhe

Sudene lança Projeto de Desenvolvimento Federativo em Sergipe

Evento será no dia 1º de setembro. A iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste busca melhorar indicadores sociais e econômicos de municípios da sua área de atuação.
Por Carla Pimentel
ASN SE
Compartilhe

O evento será no dia 1º de setembro. A iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste busca melhorar indicadores sociais e econômicos de municípios da sua área de atuação.

A Sudene e alguns de seus parceiros no projeto (Sebrae, Banco do Nordeste, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, DNOCS e Caixa Econômica Federal) vão apresentar os respectivos planos de ação e o evento será marcado pela interação entre prefeituras e instituições, além de contar com assinatura de protocolos de intenções. Os municípios de Sergipe atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) são Frei Paulo, Gracho Cardoso, Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo.

As cidades incluídas no Projeto apresentam condições socioeconômicas mais frágeis e foram selecionadas pela Sudene a partir dos seus indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, que balizaram a construção do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal). PIB per capita baixo e população até 20 mil habitantes foram outros fatores levados em consideração para a escolha dos 66 municípios que, nesse primeiro momento, estão sendo atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF). Foram selecionadas, por estado, cinco cidades das regiões intermediárias e um município-polo. Em Sergipe, o município-polo é Itabaiana.

A Sudene reuniu instituições para montar uma força-tarefa capaz de oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de projetos, apostando na articulação e apoio de ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços. Outros apoios podem ser identificados a partir do levantamento continuo nas gestões municipais que integram o projeto. Ações como ampliação da conectividade no território e apoio a cadeias produtivas estratégicas já foram iniciadas pela Sudene.

O lançamento geral do PDF, com a participação de instituições parceiras e prefeituras dos 11 estados da área de atuação da Sudene, foi realizado no dia 30 de junho, em Recife (PE). No mês de julho, a Autarquia iniciou uma série de reuniões em cada um desses estados e o PDF já foi lançado na Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Piauí, Ceará e Minas Gerais. Essa semana o PDF está sendo lançado em Sergipe e Rio Grande do Norte.

A agenda da Sudene em Sergipe também inclui uma reunião com empresários locais. O encontro acontece no período da tarde (16h). Na ocasião, técnicos da superintendência apresentam os principais instrumentos da Sudene para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito disponíveis através dos fundos regionais e os incentivos fiscais.

Serviço:

Lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo em Sergipe

01/09/2022

Local: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabaiana

Endereço: Avenida Dr. Luiz Magalhães, nº 1527, Marianga, Itabaiana (SE)

08h00 – 09h00 Recepção e Cadastramento dos Participantes

08h00 – 09h00 Welcome Coffee

09h00 – 09h10 Abertura do evento

09h10 – 10h40 Apresentação do Plano de Ação dos Parceiros Institucionais

10h40 – 11h40 Interação entre Prefeituras e Parceiros

11h40 – 11h50 Assinatura dos Protocolos de Intenções pelos Prefeitos

11h50 – 12h00 Encerramento

12h00 – 12h30 Visita à exposição de produtos dos municípios

Fonte: SUDENE

  • desenvolvimentolocal
  • gestaomunicipal
  • projetodedesenvolvimentofederativo
  • sudene