O Sebrae em Sergipe anunciou nesta sexta-feira, 30, os vencedores da etapa estadual do 9.º Prêmio Sebrae de Jornalismo 2022. A TV Alese, o Jornal Cinform e o Podcast Por Trás da Mídia conquistaram os primeiros lugares nas categorias Vídeo, Texto e Áudio, respectivamente, da premiação, cujo objetivo é valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo com o seu trabalho.
Onze trabalhos foram finalistas nesta edição, que teve como tema central ‘A importância dos pequenos negócios para a economia do país’. As matérias foram avaliadas por uma comissão formada por técnicos do Sebrae e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit).
Os primeiros colocados de cada categoria recebem R$ 3 mil, além de troféu e certificado. Já os segundos e terceiro lugares recebem troféu e certificados.
“A imprensa desempenha um papel importante em nossa sociedade e nada mais justo que reconhecer o trabalho que os seus profissionais desempenham. Eles nos ajudam a dar voz aos pequenos negócios e a mostrar a sua importância para a economia”, explica o superintentende do Sebrae, Paulo do Eirado.
Na categoria Vídeo, a matéria ‘Circuito dos Umbuzeiros’, produzida pela TV Alese, conquistou o primeiro lugar. A reportagem retrata o circuito de turismo rural lançado no final do ano passado e que tem como foco os produtos e atividades de propriedades rurais no sertão sergipano. O vídeo foi produzido pela equipe composta por Cláudia Brito, Denise Gomes, Paulo Márcio Amorim Costa, Demóstenes Silva de Araújo, Daniel Almeida Martins, Antônio André Mendonça Costa e Edilson Menezes Vasconcelos.
Ainda na categoria Vídeo, a matéria ‘Mulheres investem em capacitação profissional e criam o próprio negócio’, da TV Atalaia, produzida pela repórter Jéssilka Cruz, conquistou o segundo lugar do Prêmio. A emissora também ficou com o terceiro lugar na categoria com a matéria ‘Empreendedorismo emprega’ – histórias de sergipanos que empreenderam e geraram empregos na pandemia, produzida pelo repórter Deivede Sacramento.
Áudio
Na categoria Áudio, o jornalista Marco Vieira venceu a disputa com o podcast ‘A importância do empreendedorismo feminino’. O profissional também conquistou o segundo lugar com o trabalho ‘Pesca: esporte e geração de renda com consciência ambiental. Os demais materiais inscritos não atingiram a nota de corte.
Já na categoria Texto, a matéria ‘Novos empreendedores investem em franquias e driblam a crise gerada pela pandemia, do jornal Cinform, produzida pelo jornalista Fredson Navarro, conquistou o primeiro lugar. Os demais trabalhos inscritos não atingiram a nota de corte.
Os vencedores das três categorias conquistaram o direito de representar o estado na etapa regional do Prêmio, cujo resultado deve ser divulgado em outubro. Os vencedores regionais, por sua vez, avançam para a etapa nacional da disputa, que será realizada no dia 6 de dezembro, em Brasília.