O Sebrae realizou nesta quinta-feira,13, o Encontro de Territórios Empreendedores de Sergipe, reunindo representantes de diversas regiões do estado em um espaço de troca de experiências, planejamento e fortalecimento das ações voltadas ao desenvolvimento local. O evento contou com a presença do ex-ministro da Economia, Paulo Haddad, referência nacional em políticas públicas e planejamento regional.
O programa Territórios Empreendedores tem sido uma das principais estratégias do Sebrae para impulsionar o crescimento sustentável das regiões sergipanas, a partir da valorização das vocações locais, da formação de lideranças e da construção de agendas de desenvolvimento conjunto entre poder público, empreendedores e sociedade civil.
Duarante sua apresentação, o economista Paulo Haddad destacou a importância da metodologia desenvolvida pelo Sebrae junto às lideranças municipais. “Na minha longa viagem profissional, acabei trabalhando, direta ou indiretamente, com cerca de 1.700 municípios do Brasil. E eu tenho a convicção de que esse tipo de trabalho que está sendo desenvolvido aqui no Sebrae de Sergipe é o mais promissor, eficiente e comprometido com os interesses da sociedade”, afirmou Haddad.
Com foco no fortalecimento das identidades regionais e na promoção do empreendedorismo como motor do desenvolvimento econômico, o encontro reafirmou o papel do Sebrae como parceiro estratégico dos municípios sergipanos na construção de um futuro mais sustentável e colaborativo.
A analista de Ambiente de Negócios do Sebrae, Lara Andrade, explicou que o movimento teve início em 2017, com a identificação de lideranças e a formação de grupos de governança regional.
“O Encontro dos Territórios é um evento muito esperado porque representa a consolidação de um trabalho que começou há anos. Desde 2017, alguns territórios vêm desenvolvendo suas Agendas de Desenvolvimento 2030, e este é o momento de revisar essas agendas, trocar informações, conectar lideranças e planejar o futuro de forma integrada”, destacou.
Entre os participantes, esteve a agente de desenvolvimento de Estância, Miriam Guimarães, que compartilhou os avanços alcançados a partir do apoio do Sebrae.
“O encontro é essencial para o desenvolvimento. Contamos sempre com o apoio do Sebrae e crescemos muito com essa parceria. O Sebrae investe nos municípios, reconhece o potencial de cada um e nos ajuda a enxergar o melhor que temos. O território sul sergipano tem crescido muito e se destacado até nacionalmente”, afirmou.
-

