O Sebrae realizou nesta terça-feira, 10, mais um encontro Café com Energia. Essa edição contou com palestras facilitadas por especialistas na área de petróleo e gás, além de dar destaque também às energias renováveis. O Café é um evento que agrega informação, conhecimento e networking para profissionais dessa cadeia de atuação.
A programação teve início com o tradicional café da manhã com os participantes e seguiu para a série de apresentações. As palestras trataram desde as Oportunidades em ativos de Óleo e Gás no Nordeste do Brasil, passaram pela estratégia do Sebrae Sergipe para a cadeia de óleo e gás e foram concluídas com informações a respeito do evento Sergipe Oil & Gas – realizado com o apoio institucional do Sebrae, de 24 a 26 de julho.
O gerente da de Atendimento Coletivo e Competitividade do Sebrae, Thiago Oliveira, enxerga que o Café vai além de um evento, pois funciona como uma verdadeira estratégia. “Nós temos aqui o objetivo de reunir a cadeia produtiva de energia do estado, no sentido de possibilitar contatos, trocas de informações e trazer tudo o que há de mais novo, moderno e recente na busca da atualização desse mercado de energia”, afirmou.
Apresentações
Dentre os facilitadores estava Léa Bomfim, gestora do programa Energias de Sergipe e analista do Sebrae. Ela apresentou ao público, composto por técnicos da área, professores universitários e empresários, um panorama com as ações do Sebrae nessa área de atuação, além de demonstrar que Sergipe está envolvido em toda a diversidade da cadeia.
“Sergipe é um estado pequeno, mas podemos observar a participação em todos os polos de referência que concentram os especialistas da área. Aqui no Sebrae lidamos com eixos de atuação: pequenos negócios, que trabalhamos com mercado e fornecedores; governança, com a finalidade de reestruturá-la e fortalecê-la para que funcione como um ecossistema de negócios no setor de energia; e desenvolvimento territorial, com foco nas políticas públicas; além do eixo transversal, de Inovação Aberta no Setor de Energia”, explicou a analista.
Outra apresentação do dia foi conduzida por Eduardo Aragon, consultor de negócios e executivo da BrainMarket. Aragon demonstrou o cenário atual da cadeia de óleo e gás no nordeste brasileiro ao traçar uma espécie de linha do tempo dos últimos 5 anos até os dias de hoje, concluindo com o cenário de um futuro próximo mais esperançoso e de oportunidades.
O presidente da Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia do Estado de Sergipe (Pense), Wladimer Schapowal, também vislumbra esse mesmo cenário. “Sergipe está presenciando o início de uma nova era, com muitas oportunidades chegando ao estado, desde a Petrobras à Carmo Energy. Esta nossa atividade é parte de uma luta muito importante para a economia”, concluiu.