Como transformar a gastronomia sergipana em um produto turístico e de que forma é possível incluir o estado na rota de turismo gastronômico nacional? É pensando em discutir essas questões que o Sebrae, a Secretaria de Estado de Turismo e o Ministério do Turismo promovem nos dias 24 e 25 de novembro, no Museu da Gente Sergipana, o I Seminário para Multiplicadores do Programa Nacional de Turismo Gastronômico.
O evento irá reunir pesquisadores, representantes do trade turístico, chefs de cozinha e gestores públicos buscando discutir estratégias para transformar a gastronomia local em uma vantagem competitiva, de forma a permitir que o estado consiga atrair cada vez mais visitantes que procuram esse tipo de atrativo.
A realização do seminário faz parte das atividades do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que busca realizar ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver esse tipo de turismo e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência nesse segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e posicionando o país como destino gastronômico internacional.
O turismo gastronômico já é um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo, e seu protagonismo vem aumentando a cada dia. A ascendência deste segmento vem acompanhada pela valorização do caráter regional dos destinos, suas peculiaridades, seu patrimônio histórico e cultural, que juntos proporcionam experiências únicas para os visitantes.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Programação
O evento será aberto às 8h30, com a presença do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, do Diretor Técnico do Sebrae, Brenno Barreto, e do Secretário de Estado do Turismo, José Sales Neto. Em seguida, será promovido um painel sobre o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, com os Fábio Pinheiro e Anna Modesto, representantes do Ministério do Turismo.
A programação prossegue com o painel ‘Turismo, Cultura, Patrimônio e Gastronomia Sustentável, coordenado pela coordenadora do Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, Monique Badaró, e ‘Experimentando e desvendando a história por trás do prato’, com a chef de coztinha Zeca Amaral e Thiago Paes, do Canal Travel Box e autor do blog Paes pelo Mundo.
A programação do segundo dia também terá início às 8h30, com a palestra ‘Projeto Paisagens Alimentares’, ministrada por Aluísio Goulart, da Embrapa Alimentos e Territórios. Às 9h30 é a vez da roda de conversa ‘Empreendedorismo e Gastronomia Regional’, com Bruno Dósea, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel/SE), Alberto Corrêa, do Restaurante Bistrô Cacique Chá, Bianca de Faria, analista técnica do Sebrae, e Rafael Brasileiro, diretor da Growth Toka.
O seminário será encerrado com uma roda de conversa sobre “Políticas Públicas, Alimentos Identitários, Saberes e Fazeres”, com Adinaldo Nascimento, prefeito de Indiaroba, Luana Lázaro, professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Timóteo Domingos, chefe da Gastrotinga, e Patrícia Santos de Jesus, da Rede Solidária de Mulheres.
À tarde, os participantes farão uma visita ao município de São Cristóvão para conhecer a fabricação de bricelets e queijadas. Ao longo de todas as manhãs também será promovida uma Feira de Artesanato e da Economia Criativa nas dependências do Museu da Gente Sergipana.
-
-
-
-