Os empreendedores sergipanos têm à disposição uma ferramenta para ajudá-los a identificar oportunidades de negócios e encontrar de forma estratégica a localização mais adequada para a instalação do seu ponto comercial. É o Radar de Oportunidades Sebrae, uma plataforma que reúne informações que permitem ao usuário analisar elementos essenciais que ajudam a aumentar as chances de sobrevivência e sucesso de uma empresa.
A ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo site www.radarsebrae.com.br ou por meio de aplicativos para Android e IOS (adquiridos via Google Play ou Apple Store). Ela traz inicialmente informações sobre Aracaju, além dos municípios de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana.
Por meio do Radar as pessoas que têm o desejo de montar um negócio, mas que não estão certas sobre que tipo de empresa abrir, podem contar com um auxílio para identificar oportunidades em cidades e até mesmo bairros. Utilizando a plataforma o usuário poderá descobrir, por exemplo, qual o investimento necessário para abrir um determinado tipo de empresa naquele local, seus custos de manutenção, presença de concorrentes, hábitos de consumo da região e dados sobre empreendimentos semelhantes naquela área.
O sistema informa ainda a taxa de mortalidade de empresas semelhantes naquela região, renda média dos consumidores que lá residem, além de realizar ainda um levantamento dos dados socioeconômicos da localidade. Uma outra funcionalidade da plataforma é a elaboração de um relatório de inteligência, com dados sobre todas as empresas que existem no local, o perfil do público, o número de pessoas que trabalhando naquela área, empresas complementares ao negócio e um mapa de calor, mostrando as são as ruas que apresentam maior movimentação.
Melhoria da competitividade
A busca por disponibilizar uma ferramenta que ajude os empresários a planejar melhor a abertura do seu empreendimento faz parte do esforço do Sebrae para a aumentar a taxa de sobrevivência dos negócios no estado. A última pesquisa feita pela entidade sobre esse tema mostrou que 53,4% dos empreendedores encerravam as suas atividades com menos de dois anos de funcionamento.
Um outro levantamento revelou que 46% dos empresários não tinham informações sobre o número de clientes nem seus hábitos de consumo. Além disso, 38% deles desconheciam os concorrentes, parte fundamental para a decisão de abrir uma empresa em uma região.
“Para quem está buscando ideias para ganhar dinheiro ou como montar um negócio com mais segurança, um bom planejamento inicial é fundamental para identificar corretamente os negócios lucrativos e aumentar suas chances de se tornar um empreendedor de sucesso. Quanto mais informações ele tiver sobre o mercado que pretende atuar, maiores são as chances de sobrevivência da empresa”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Ana Teresa Silva Neto.
O Radar utiliza diversas bases de dados. As informações socioeconômicas são extraídas do Censo 2010 realizado pelo IBGE. Os cadastros das micro, pequenas empresas e dos microempreendedores individuais são capturados diretamente do site da Receita Federal do Brasil. Os dados sobre a infraestrutura urbana dos municípios são obtidos junto as prefeituras e órgãos municipais.