Fruto de parceria entre o Sebrae, Sergipeprevidência e Polícia Militar (por meio da Secretaria da Segurança Pública), o Vamos Empreender realiza a sua quarta palestra do cronograma nesta segunda-feira, 23. O projeto é destinado a atender um público de aposentados e pensionistas da rede estadual que desejam adquirir conhecimento sobre empreendedorismo.
Trata-se de uma série de palestras, oficinas e cursos e a desta segunda aborda o tema “Formalize-se, seja MEI”, facilitada pela analista técnica da Unidade de Cultura Empreendedora (UCE) Adriana Lira. O conteúdo foi direcionado a apresentar conceitos que fazem parte do dia a dia do Microempreendedor Individual, de uma forma pensada a acessar com mais precisão o público-alvo.
Dentre as abordagens, Adriana explicou o que é MEI; como se tornar um; a natureza jurídica desse microempreendedor; declaração de faturamento; atividades permitidas; condições de acesso e outras instruções úteis para quem pretende abrir um negócio ou profissionalizar o que já tem.
Esse é o caso da professora aposentada Marly Menezes, que aprendeu na pandemia a fazer crochê por meio de vídeos no Youtube e agora quer se formalizar como artesã para vender as roupas que produz.
“Quando me aposentei, ‘me’ senti ociosa, pensava que ser idosa tirava minha capacidade de produtividade e isso me incomodava muito. Quando me informei sobre o programa, fui impulsionada a participar e sinto que até minha autoestima tem melhorado. Quero ser empreendedora porque aprendi a fazer artesanato na pandemia, faço peças lindas de crochê que quero vender, quero ter prazer nisso. Agora que tenho outra idade e outra cabeça, é muito bom vislumbrar uma atividade que faz bater meu coração”, declarou.
Próximos passos
O projeto seguirá com mais palestras, cursos e oficinas que englobam Comunicação interpessoal; Poder da influência; Inteligência Emocional; Oratória; Atendimento; Planejamento do Marketing; Elaboração do Plano de Negócio; Transformação de ideia em modelo de negócio; Como iniciar o negócio colaborativo; entre outras temáticas.
De acordo com o gerente da UCE, Vitor Guimarães, o convênio entre as instituições está firmado para 12 meses de funcionamento do projeto, com possibilidade de extensão, e o propósito é que as abordagens estejam sempre em consonância com as necessidades dos inscritos.
“Procuramos desenvolver uma trilha do empreendedor destinada a este público formado por aposentados e pensionistas, sempre alinhados com o Sergipeprevidência e, agora, com a Polícia Militar, já que estamos recebendo policiais reformados. Estamos ouvindo muito o nosso público para pensarmos no conteúdo direcionado a eles e às suas necessidades, uma delas é lidar com marketing digital e já estramos preparando uma oficina para atendê-los”, explicou.
As inscrições podem ser feitas pelo contato (79) 3198-0800 (ligação telefônica e mensagem de Whatsapp), e-mail [email protected] (informar nome completo, CPF e telefone para contato).