A segunda edição do Desafio Liga Jovem já está com inscrições abertas, até 7 de junho, e estudantes, do 8º ano aos ensinos técnico e superior, de todos os municípios sergipanos podem participar. Essa é uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil e é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro.
O projeto consiste na promoção de atividades presenciais ou on-line que desafiam os jovens ao longo do ano a apresentarem soluções para problemas reais enfrentados por sua escola e comunidade. Esse tipo de atividade estimula o estudante a desenvolver habilidades empreendedoras e o trabalho em equipe, além de fomentar a formação de cidadãos críticos e atuantes.
De acordo com a gestora estadual do Desafio, Débora Mendonça, a participação no Liga Jovem gera um aprendizado que enriquece a jornada do estudante em diversos aspectos da vida.
“O desafio leva uma experiência inesquecível para o estudante, principalmente, para aqueles que chegam na etapa final, pois conhecem um estado diferente e equipes com pessoas do Brasil inteiro. É algo que fica marcado para o resto da vida. Mas, mesmo para quem não chega na final, vejo importância nesse processo de participar de uma atividade que é lúdica e educativa, traz motivação, amplia e enriquece o repertório do estudante. Ele sai dos muros da escola, da universidade, cria, pesquisa e constrói uma visão mais ampla do seu entorno, da sua comunidade”, explicou.
O trabalho tem início com a formação de equipes de 2 a 5 alunos e um orientador maior de idade. Os componentes são desafiados a apresentar o seu projeto inovador em um vídeo de cinco minutos, com soluções que façam uso de tecnologias, sejam elas digitais – como redes sociais, aplicativos e sites – ou mesmo analógicas. Para que esse trabalho se concretize, os estudantes vão seguir uma trilha de aprendizados com oficinas, palestras e mentorias que os auxiliem durante a elaboração do projeto.
Ao fim do Desafio, os participantes receberão um certificado de participação e conclusão do curso. Os primeiros colocados vão participar de missões nacionais e internacionais, com despesas pagas pelo Sebrae, – a etapa internacional será realizada no primeiro semestre de 2025.
As inscrições estão abertas no site do Liga Jovem, assim como a programação e os prêmios de cada etapa.